2017-03-15

Bhāvana Namaḥ: cozinhando com o coração

Vegetarianismo, veganismo e a arte de amar.
Vegetarianismo, veganismoa arte de amar.
Esta seção sobre a alimentação do corpo e da alma é desenvolvida pela Cássia Curan Turci, minha esposa, que, além de atuar como docente, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração na UFRJ, tem quase quarenta anos de experiência com a culinária vegetariana e vegana. Cássia, inclusive, é uma das responsáveis pela inclusão das opções vegetarianas nos refeitórios universitários (RUs) da UFRJ. Em 2009, época em que o Prof. Carlos Levi era Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3) e queria se candidatar a reitor, as direções das Unidades que tinham cursos noturnos, começaram a se reunir para tratar de assuntos que diziam respeito a esses cursos (transporte, alimentação, servidores, etc...). Estas reuniões aconteceram até 2011, culminando com a eleição do Prof. Levy, para o mandato de 2011 a 2015. Em meados de 2010, durante o período em que o Refeitório Universitário localizado na Educação Física estava quase pronto, por sugestão do Prof. Levi, as reuniões passaram a ocorrer naquele refeitório, para que as receitas que estavam sendo desenvolvidas pudessem ser experimentadas por todos. A Profa. Elizabeth Accioly, diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) e os participantes das reuniões logo perceberam que Cássia nunca experimentava nada. Não sabiam que isto se devia ao fato de que todos os pratos eram à base de carne e ovos. Quando perguntaram a ela o porquê daquele gesto que, em princípio, parecia elitista, Cássia esclareceu que era vegetariana desde os idos dos anos oitenta. Aproveitou a oportunidade para dizer que achava importante dar opções vegetarianas aos alunos. A ideia foi bem aceita e foi assim que a alimentação vegetariana logo foi incluída nos cardápios dos restaurantes universitários por todo o Brasil.

O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: cozinhando com o coração é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação. A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de todos estes anos de casamento. Além de saborosas, as sugestões para os pratos aqui disponibilizadas podem ser consideradas completas, pois, compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Uma receita pode ser considerada como um roteiro de um experimento. O mais importante no ato de cozinhar é a sensibilidade para ousar, mudar e seguir o coração. E é isto o que significa Bhāvana Namaḥ. O local onde se prepara a refeição, seja uma cozinha ou outro espaço, pode ser considerado um santuário. E a energia que emana deste ambiente é o principal alimento que necessitamos. Em geral, prestamos pouca atenção à relação entre os conceitos de "ambiente", "ambiente doméstico" e "meio ambiente". Quando muito, nos ocupamos do "meio-ambiente", e não nos damos conta de que este reflete e é reflexo do ambiente doméstico, conforme ilustra o vídeo a seguir de Vandana Shiva, física, feminista e ativista indiana.


O vídeo ilustra o papel de protagonista da mulher no mundo atual. Nada mais justo que incluí-lo na atualização de hoje, 08 de março de 2020, a esta seção, criada e desenvolvida durante a Semana da Mulher de 2017.

Em celabraçao ao Dia Internacional da Mulher.
08.03.20
Abaixo, o Cardápio de Receitas para uma refeição completa e balanceada e o Índice Remissivo.

Rio de Janeiro, 15 de março de 2017.
(Última atualização em 11.04.20)

SUMÁRIO GERAL: A Arte e a Ciência da Meditação segundo a Bhagavad Gītā
Próximo Texto: A opção pelo vegetarianismo desde a infância (1966): um pouco de história pessoal e o paradoxo da carne

CARDÁPIO DE RECEITAS

045: Cozinhando com o Coração: Bobó de grão de bico; Chicória refogada; Patê de cenoura e castanha de caju;  Bolo de banana com aveia; e Água de alecrim.
044. Cozinhando com o Coração: Sopa de abobrinha italiana e manjericão; Torta de cebola; Salada de escarola, nozes e gorgonzola; Pasta de berinjela; e Doce de abacaxi.
043. Cozinhando com o Coração: Risoto de gorgonzola; Salada de brócolis, cebola e tomate; Homus de cenoura; Brigadeiro de grão de bico; e Limonada suíça com leite condensado.
042. Cozinhando com o Coração: Torta de palmito; Salada refrescante com manjericão; patê de pimentão vermelho; Doce de maçã; e Lassi.
041. Cozinhando com o Coração: Arroz basmati com uvas passas e amêndoas tostadas; Torta de tofu com alho poró; Salada de acelga chinesa; Cookies de banana e aveia; e Suco de manga com banana.
040. Cozinhando com o Coração: Lentilha com tofu defumado; Purê de inhame e beterraba com alho poró; Salada de pepino com molho de iogurte; Bolinho de banana sem farinha; e Limonada com açafrão.
039. Cozinhando com o Coração: Bifum com legumes; Hambúrguer de grão de bico; Antipasto de berinjela; Creme de papaia com cassis (opcional); Guaraná natural com água gaseificada.
038. Cozinhando com o Coração:  Espaguete com alcaparra e tomate cereja; Brócolis ao pesto; Bagel; Banana assada; Suchá de hibisco, morango e hortelã.
037. Cozinhando com o Coração: Lasanha de alcachofra, Batata doce assada com alho e páprica, Salada de grão de bico especial, Bolo de frutas e Suco de jabuticaba.
036. Cozinhando com o Coração: Salada de abóbora com molho de laranja, Palmito grelhado com molho pesto, Torta de espinafre com ricota, Patê de inhame e cenoura e Limonada de limão siciliano.
035. Cozinhando com o Coração: Risoto de ervilha, Aloo Gobi (couve flor com batata à moda indiana), Focaccia de abobrinha e pesto, Manjar libanês, e Suco de tamarindo e laranja.
034. Cozinhando com o Coração: Fritada de batata, Salada de pepino com molho de gengibre, Quibe vegetariano, Sequilhos de laranja e morango, Batida de uva passa.
033. Cozinhando com o Coração: Massa de pizza e Molho de tomate para pizza. Sugestões para cobertura da pizza: i) rúcula, ii) escarola, iii) champignon, e iv) alcachofra.  Doce de chocolate com raspas de laranja.
032. Cozinhando com o Coração: Massa de pizza, Molho de tomate para pizza e Sugestões para cobertura da pizza: (i) abobrinha grelhada, (ii) Berinjela grelhada, (iii) palmito, e (iv) banana.
031. Cozinhando com o Coração: Estrogonofe de palmito e cogumelo, Batata doce assada, Arroz integral simples, Gersal, Suco de abacaxi com coentro e óleo de coco.
030. Cozinhando com o Coração: Conserva de pimenta Dedo de Moça, Feijão refogado, Almôndega de tofu, Bertalha, Patê de cenoura e Castanha de caju.
029. Cozinhando com o Coração: Legumes com curry, Bolinho assado de arroz com painço, Sementes de jaca assadas, Suchá de maracujá, camomila e erva cidreira e Tiramisù vegano.
028. Cozinhando com o Coração: Salada de feijão fradinho, Batata assada com farinha de rosca, Sopa de cenoura e gengibre, Suco de casca de  abacaxi com cravo e canela, Trufa de macadamia e limão.
027. Cozinhando com o Coração: Moqueca de legumes com palmito pupunha e banana da terra, Arroz de coco, Hambúrguer de quinoa, Chá de hibisco com limão siciliano e capim cidreira e Rabanada vegana.
026. Cozinhando com o Coração: Arroz com brócolis, Berinjela a parmegiana, Salada de acelga com alho frito, Muhammara (pasta de pimentão vermelho com nozes) e Doce de casca de laranja.
025. Cozinhando com o Coração: Arroz com milho, Purê de abóbora japonesa (cabotiá), Agrião refogado, Pastelzinho assado de raiz de bardana e Doce caseiro de banana.
024. Cozinhando com o Coração: Purê de mandioquinha, Acelga com gergelim, Bolinho de arroz, Maionese de abacate e Sopa de cebola.
023. Cozinhando com o Coração: Vegetais ao forno com queijo e nozes, Arroz basmati com açafrão, Hambúrguer de lentilha, Caldo verde,  trufa de batata doce.
022. Cozinhando com o Coração: Feijão branco com legumes, Sopa de alho-poró, Tabule de couve flor, Croquete assado de milho, Maçã caramelizada crocante.
021. Cozinhando com o Coração: Manouche de zatar, Sopa de rúcula, Batata e ervilha, Salada de lentilhas com alho poró e tomate cereja, Risoto de aspargos, Bolo integral de banana com abacaxi.
020. Cozinhando com o Coração: Sopa de agrião, Moqueca de palmito, Arroz com açafrão, Abobrinha brasileira no azeite, Trufa de damasco, tâmara e castanha do pará.
019. Cozinhando com o Coração: Sopa de aspargos, Arroz com espinafre, Panqueca com recheio de creme de abóbora, Bruschetta com tomate e Bolinho de chuva vegano.
018. Cozinhando com o Coração: Risoto de arroz basmati, abobrinha e nozes, Tofu ao curry, Patê de cenoura e castanha de caju, Salada ao molho de damasco e Mousse de cacau com morango.
017. Cozinhando com o Coração: Feijão branco com curry, Inhame japonês frito, Espinafre refogado, Sopa de ervilha, Abacate com cacau.
016. Cozinhando com o Coração: Tutu de feijão, Couve refogada, Tofu frito, Sopa de abobrinha e Docinho de gergelim.
015. Cozinhando com o Coração: Sopa de batata baroa (mandioquinha) com tomate e manjericão, Espaguete de abobrinha, Pastelzinho assado de tofu, Patê de grão de bico com pimentão vermelho grelhado e Bolo de frutas secas com cenoura e especiarias.
014. Cozinhando com o Coração: Creme de abóbora com agrião, Refogadinho de grão de bico, Pastelzinho assado de palmito, Salada de tomate caqui e Canjica.
013. Cozinhando com o Coração: Creme de cenoura com gengibre, Berinjela e abobrinha grelhadas, Espaguete ao molho de abobrinha e tomates marinados, Gotinha de cará, Docinho de damasco.
012. Cozinhando com o Coração: Sopa Minestrone, Risoto de alho poró e cogumelos, Tempura de cebola, Salada de rúcula nozes e pera, Nutella.
011. Cozinhando com o Coração: Nhoque de batata baroa, Guacamole, Creme de milho verde, Bolinho de couve-flor, Doce gelado de chocolate.
010. Cozinhando com o Coração: Macarrão recheado com agrião, batata e gorgonzola; Fatuche; Creme de couve flor com alho poró; Pão de zatar; Bolo de Aipim (mandioca/macaxeira) com coco sem glúten e sem lactose.
009. Cozinhando com o Coração: Arroz com amêndoas e uvas passas, Salada de batata com mostarda, Creme de abóbora Hokkaido, Farofa especial e Pão de batata baroa.
008. Cozinhando com o Coração: Charuto de acelga com grão de bico, Massa de Esfiha, Recheios para Esfiha, Salada de batata doce e Doce de abóbora.
007. Cozinhando com o Coração: Arroz com aletria, Polenta com molho de tomate e azeitonas pretas, Sopa de lentilha com bolinhas de trigo, Bolinho de inhame japonês e Tâmara recheada com nozes.
006. Cozinhando com o Coração: Jiló à mineira, Arroz integral com quinoa e chia, Lentilha refogada, Samosa (I) e Pãozinho vegano.
005. Cozinhando com o Coração: Risoni com brócolis, ervilhas frescas e palmito; Salada de couve flor com tahine; Bazergan; Sopa de Lentilhas Vermelhas; e Creme de abacate.
004. Cozinhando com o Coração: Caruru Vegetariano, Falafel Assado, Molho de Tahine, Tabule, Purê de Aipim e Brigadeiro Vegano.
003. Cozinhando com o Coração: Arroz Oriental, Bolinho de cará, Cuscuz Marroquino, Homus Tahine e Sorvete de banana e morango.
002. Cozinhando com o Coração: Molho Pesto, Quibe de abóbora, Babaganuche e berinjela com tomate, Bolo de Mel e Salada de frutas.
001. Cozinhando com o Coração: Cuscuz de abobrinha, Arroz com lentilhas, Salada verde com molho de abacate, Trufa e Suco Verde.


ÍNDICE REMISSIVO

1. Pratos Salgados


2. Pratos Doces


3. Sucos e Chás

Nenhum comentário:

Postar um comentário