Bhāvana Namaḥ: "Só por hoje!" a Sintonia Integral com a Luz do Coração (Śraddhā)

A conduta (karma) orientada pela precedência de Śreyas (anseios superiores) sobre Preyas (anseios de origem emocional) expressa śraddhā, a convicção íntima, o ardor da energia do amor universal em ação e  o poder de convergência para a meta (Brahma-sāmīpya).
Regra, lei, justiça, justeza, juízo, lógica, sistema, plano, adequação, método, modelo, axioma -- tudo isto traduz "nyāya" e expressa o que quisemos formular aqui. Trata-se de aferir o cumprimento da disciplina do coração – aquela cujo sentido é o sentir.

1. Nyāya Ekatāla: Aferição da Reta Conduta 

Bhāvana Namaḥ! "Só por hoje", comprometo-me, integralmente, com a rendição (Namaḥ) de todo o meu ser à percepção amorosa da unidade do mundo e de todas as coisas (Bhāvana).

Bhāvana Namaḥ! "Só por hoje", comprometo-me, integralmente, em manter o foco e a atenção no sentimento de Bhāvana, certificando-me, deste modo, de estar, plenamente, estabelecido em Sākśī Bhāvana.

Bhāvana Namaḥ! "Só por hoje", comprometo-me, integralmente, com este sentido do jejum de pensamentos, palavras, alimentos dos sentidos, que nos leva a sentir a imanência do sentimento de amor universal e compaixão com todos os seres, intensificando o nosso compromisso definitivo (Ananta he!)  em  não permitir que se profanem os ambientes e os espaços interiores e exteriores sob a nossa guarda.

Bhāvana Namaḥ! "Só por hoje", comprometo-me, integralmente, em me dirigir aos meus afazeres com atenção plena aos sinais e aos chamados do cotidiano para a intensificação e aprofundamento da prática ininterrupta de Bhāvana -- a disciplina de convergência para o Ser (Brahma-sāmīpya) que expressa o amor universal em ação e promove a gradual transmutação das energias materiais que alimentam os cinco sentidos e a mente ao longo do dia, suprindo o corpo de Prāṇa (energia vital).

2. Śraddhā: Sintonia com o Sagrado no Coração

A conduta (karma) orientada pela precedência de Śreyas (anseios superiores) sobre Preyas (anseios de origem emocional) expressa o amor universal em ação. Representa o poder de convergência para a meta (Brahma-sāmīpya). E é a este poder da faculdade da vontade, manifesto como a convicção íntima, o ardor e a luz do coração que ilumina e dá foco à razão, que se designa como śraddhā.

A conduta orientada por śraddhā envolve os cinco componentes da disciplina espiritual, tratados no texto anterior e resumidos a seguir, sobre os quais se deve refletir durante o processo de identificação e correção dos desvios que nos afastam do coração:

1. Saṃkalpa: A firme resolução da faculdade da vontade de não se afastar da meta suprema;
2. Ṛṣi-nyāsa: Certificar-se de estar atuando como instrumento do Supremo;
3. Viniyoga: Lembrar-se sempre que todo o imprevisto é apenas uma nova oportunidade para se desenvolver e adaptar métodos específicos para cada nova situação que exige um novo primeiro passo no sentido da convergência para a meta;
4. Satya Tyāga: Certificar-se de estar inteiramente consagrado à manifestação da Vontade Suprema, renunciando (samnyāsa) de forma impessoal a todas as coisas que impeçam a entrega (tyāga) de si mesmo ao Supremo; e
5. Upasthāna: O agradecimento pelo estado de sintonia com o Supremo. Quando surge um imprevisto, se nos lembrarmos de sermos gratos por ele, ganhamos uma nova oportunidade para recuperar o estado de Sākśī Bhāvana.

3. Pequenas Observâncias Litúrgicas (cuidados para não perder a sintonia com o sagrado)

1. Minimalismo e Simplicidade. Reduzir as necessidades ao essencial. Simplificar a alimentação vegetariana. Reduzir o sal, os temperos e os condimentos. Ausência de açúcar, etc. Minimizar a interferência de ruídos externos (TV, rádio, redes sociais, telefone celular, etc.) Repensar mobilidade, moradia, biblioteca e recursos digitais. Reduzir vestuário; tipos, cores. Convergir para a marca-uniforme.
2. Estabelecer e agendar as prioridades. Agendar as prioridades ao invés de priorizar o que está na agenda. Identificar o que necessita ser trabalhado primeiro.
3. Minimizar o número de decisões a se tomar.  Elaborar listas curtas (to-do-task-lists e follow-up). Não consumir energia em distrações e itens secundários.
4. Estabelecer um cronograma de trabalho e uma rotina flexível, tendo como bússola, unicamente, o coração (e como mapa mental, as ferramentas para o gerenciamento de resultados de curto, médio e longo prazo -- Wunderlist,  Google Calendar, etc.).

4. Rotina (Abhyāsa)

1. Saudação Inicial e Dhyāna (Meditação). Encerrar antes das 06h00.
2. Alimentação vegetariana, minimalista e simples, sem  laticínios, açúcar, etc.
3. Diário, Agenda e Pendências de E-mail. Encerrar antes das 08h00.
4. Iśvara Prajñāstra (Trabalhos de Convergência). Encerrar antes das 18h00.
5. Haṃsa Gati (A Marcha do Cisne): o exercício do sentimento de Bhāvana e da atenção plena ao momento presente, sem destino ou meta, a não ser a sintonia, por meio do  Haṃsa Prāṇāyāma, do alento vital com o coração do mundo. Encerrar antes das 20h00.
6. Aferição da Reta Conduta (Nyāya Ekatāla) seguida de curta Dhyāna (Meditação). Encerrar antes das 21h30.

Próximo texto: Convergindo para a Pura Morada do Ser
Texto inicial: Blog no ar sob a égide de "Śraddhā Quaerens Intellectum"

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2016
(atualizado em 11.08.17)

(Ātma-Yoga Mārga)




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