Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração

Cozinha Vegetariana e Vegana
Este capítulo sobre a alimentação do corpo e da alma é desenvolvido pela minha esposa, Cássia Curan Turci, que, além de atuar como docente, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração na UFRJ, tem trinta e cinco anos de experiência com a culinária vegetariana e vegana. O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação. A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de todos estes anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Uma receita pode ser considerada como um roteiro de um experimento. No entanto, com o tempo, aprendemos que o mais importante no ato de cozinhar é a sensibilidade para ousar, mudar e seguir o coração. E é isto o que significa Bhāvana Namaḥ. Significa a rendição ao sentimento de amor universal que promove o natural desenvolvimento do nosso altruísmo biológico, ou  śraddhā. Significa que o local onde se prepara a refeição, seja uma cozinha ou outro espaço, pode ser considerado um santuário. E a energia que emana deste ambiente é o principal alimento que necessitamos. Em geral, prestamos pouca atenção à relação entre os conceitos de "ambiente", "ambiente doméstico" e "meio ambiente". Quando muito, nos ocupamos do "meio-ambiente", e não nos damos conta de que este reflete e é reflexo do ambiente doméstico.

 Feita esta pequena apresentação, daqui para frente, é com Cássia, que  contribuirá conosco semanalmente.

CARDÁPIO DE RECEITAS

001. Cozinhando com o Coração: Cuscuz de abobrinha, Arroz com lentilhas, Salada verde com molho de abacate, Trufa e Suco Verde.
002. Cozinhando com o Coração: Molho Pesto, Quibe de abóbora, Babaganuche e berinjela com tomate, Bolo de Mel e Salada de frutas.
003. Cozinhando com o Coração: Arroz Oriental, Bolinho de cará, Cuscus Marroquino, Homus Tahine e Sorvete de banana e morango.
004. Cozinhando com o Coração: Caruru Vegetariano, Falafel Assado, Molho de Tahine, Tabule, Purê de Aipim e Brigadeiro Vegano.
005. Cozinhando com o Coração: Risoni com brócolis, ervilhas frescas e palmito; Salada de couve flor com tahine; Bazergan; Sopa de Lentilhas Vermelhas; e Creme de abacate.
006. Cozinhando com o Coração: Jiló à mineira, Arroz integral com quinoa e chia, Lentilha refogada, Samosa (I) e Pãozinho vegano.
007. Cozinhando com o Coração: Arroz com aletria, Polenta com molho de tomate e azeitonas pretas, Sopa de lentilha com bolinhas de trigo, Bolinho de inhame japonês e Tâmara recheada com nozes.
008. Cozinhando com o Coração: Charuto de acelga com grão de bico, Massa de Esfiha, Recheios para Esfiha, Salada de batata doce e Doce de abóbora.
009. Cozinhando com o Coração: Arroz com amêndoas e uvas passas, Salada de batata com mostarda, Creme de abóbora Hokkaido, Farofa especial e Pão de batata baroa.
010. Cozinhando com o Coração: Macarrão recheado com agrião, batata e gorgonzola; Fatuche; Creme de couve flor com alho poró; Pão de zatar; Bolo de Aipim (mandioca/macaxeira) com coco sem glúten e sem lactose.
011. Cozinhando com o Coração: Nhoque de batata baroa, Guacamole, Creme de milho verde, Bolinho de couve-flor, Doce gelado de chocolate.
012. Cozinhando com o Coração: Sopa Minestrone, Risoto de alho poró e cogumelos, Tempura de cebola, Salada de rúcula nozes e pera, Nutella.
013. Cozinhando com o Coração: Creme de cenoura com gengibre, Berinjela e abobrinha grelhadas, Espaguete ao molho de abobrinha e tomates marinados, Gotinha de cará, Docinho de damasco.
014. Cozinhando com o Coração: Creme de abóbora com agrião, Refogadinho de grão de bico, Pastelzinho assado de palmito, Salada de tomate caqui e Canjica.
015. Cozinhando com o Coração: Sopa de batata baroa (mandioquinha) com tomate e manjericão, Espaguete de abobrinha, Pastelzinho assado de tofu, Patê de grão de bico com pimentão vermelho grelhado e Bolo de frutas secas com cenoura e especiarias.
016. Cozinhando com o Coração: Tutu de feijão, Couve refogada, Tofu frito, Sopa de abobrinha e Docinho de gergelim.
017. Cozinhando com o Coração: Feijão branco com curry, Inhame japonês frito, Espinafre refogado, Sopa de ervilha, Abacate com cacau.
018. Cozinhando com o Coração: Risoto de arroz basmati, abobrinha e nozes, Tofu ao curry, Patê de cenoura e castanha de caju, Salada ao molho de damasco e Mousse de cacau com morango.
019. Cozinhando com o Coração: Sopa de aspargos, Arroz com espinafre, Panqueca com recheio de creme de abóbora, Bruschetta com tomate e Bolinho de chuva vegano.

Rio de Janeiro, 15 de março de 2017.
(Atualizado em 10.08.17)


(Vegetarianismo e Espiritualidade)

2 comentários:

  1. Gratidão, Cassia, por essas receitas divinas. Estou me animando a ir pra cozinha para co-criar um divino ambiente interior!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia, bom saber que você está gostando! A ideia é mostrar que a alimentação vegetariana/vegana é simples, saborosa e intuitiva. Cozinhar com amor é o maior segredo!

    ResponderExcluir