2018-01-13

028. Cozinhando com o Coração

Salada de feijão fradinho (vegana)
RECEITAS DA SEMANA: Salada de feijão fradinho, Batata assada com farinha de rosca, Sopa de cenoura e gengibre, Suco de casca de  abacaxi com cravo e canela, Trufa de macadamia e limão.

1. Salada de feijão fradinho (vegana)

O feijão fradinho oferece vários benefícios à saúde, ele é cheio de muitos nutrientes essenciais e é fácil adicioná-lo a uma dieta bem equilibrada. É rico em fibras, essenciais para a manutenção de um processo digestivo saudável e diminuição da constipação. É rico em ferro, que previne a anemia, a qual produz fadiga e fraqueza. O ferro transporta o oxigênio através do corpo para seus órgãos, células e músculos. É rico em zinco, bom para os olhos e um importante impulsionador do sistema imunológico, que pode ajudar a combater a gripe e curar feridas. É rico em proteínas, que ajuda no crescimento das células e fornece energia ao seu corpo. É uma boa fonte de manganês, antioxidante que protege as mitocôndrias, as estruturas dentro das células que produzem energia. É rico em potássio, um nutriente que ajuda a manter os níveis da pressão arterial em números saudáveis, o que reduz o risco de doença cardíaca. É pobre em calorias e gordura, uma proteção contra doenças cardíacas, diabetes e depressão.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de feijão fradinho seco, deixado de molho por 4-6 horas
3 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
1 cenoura ralada fina
½ maço de coentro picado
½ maço de salsinha picada
½ cebola picada
Suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Pimenta do reino à gosto

Modo de fazer:
Cozinhe o feijão com água e sal na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Se você não tiver uma panela de pressão, use uma panela média e cozinhe o feijão por cerca de 35 minutos. É importante que ele esteja cozido, macio, mas firme. Quando estiver pronto, escorra a água do feijão e reserve. Em uma tigela separada, misture a cenoura, coentro, salsinha, cebola, limão, azeite e pimenta. Acrescente o feijão. Misture delicadamente. Está pronto.

Dicas:
1. Esta salada pode ser guardada na geladeira por até três dias, sem prejuízo de suas propriedades e qualidade.
2. Experimente adicionar tomate picado e azeitonas pretas a salada. Fica muito bom.

Batata assada com farinha de rosca (vegana)
2. Batata assada com farinha de rosca (vegana)

Altamente saborosa, a batata possui um verdadeiro arsenal de nutrientes para o nosso organismo. Com pouca quantidade de gordura, na forma natural, ela, em 100 gramas, possui, em média, 65 calorias. Além disso, a batata contém vitaminas do complexo B e C, fora importantes sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose. Ela também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica e, portanto, auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
6 unidades de batatas
½   colher (chá) de sal
1colher (sopa) de alecrim seco
4colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Modo de fazer:
Lave bem as batatas. Descasque as e corte-as ao meio. Leve para cozinhar em água e sal por alguns minutos. Reserve.
Preaqueça o forno a 180ºC.
Coloque as batatas em uma forma retangular untada com azeite. Salpique por cima o alecrim, a farinha de rosca e o azeite. Leve ao forno por 10 minutos ou até que as batatas fiquem coradas. Está pronto.

Dica: Você pode incrementar este prato, adicionando cebolas fatiadas, azeitonas pretas e outras ervas de sua preferência às batatas. A farinha de rosca também pode ser enriquecida com nozes, castanha de caju, amêndoas, passas, damasco, salsinha, resultando em uma farofa deliciosa, que pode ser utilizada como acompanhamento de outros pratos.

Sopa de cenoura e gengibre (vegana)
3. Sopa de cenoura e gengibre (vegana)

A cenoura é um vegetal riquíssimo em beta-caroteno, um antioxidante poderoso que ajuda a combater os radicais livres e, portanto, o envelhecimento celular. O gengibre, vegetal nativo da Ásia, é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
5 cenouras picadas 
2cm de gengibre picado
½ cebola picada
1 colher (sopa) de óleo de gergelim cru (ou azeite ou óleo de girassol)
½ colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de água

Modo de fazer:
Refogue a cebola com o óleo de gergelim ou outro óleo de sua preferência.
Adicione o gengibre, as cenouras e a água. Adicione o sal e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada. Desligue e deixe esfriar um pouco.
Bata no liquidificador com a água do cozimento até ficar bem cremosa. Está pronta.

Dica: Na hora de servir, experimente salpicar salsinha picada por cima da sopa. Fica uma delícia.

Suco de casca de abacaxi com cravo e canela
4. Suco de casca de abacaxi com cravo e canela

Este chá é um exemplo do aproveitamento de cascas de frutas para o preparo de sucos e chás. Sempre que possível aproveito integralmente o que os vegetais, frutas e verduras têm de melhor, uma forma de agradecer a sagrada natureza por tudo que ela nos oferece. 
Neste chá adicionamos o cravo-da-índia (ou simplesmente “cravo”); Ele é rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica. Por apresentar flavonóides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto aos seu valor nutricional, também é fantástico, contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

Ingredientes:
Cascas de um abacaxi (lave bem o abacaxi antes de descascá-lo)
2 pedaços de canela em pau
4 a 6 unidedes de cravos-da-India
500 mL de água

Modo de fazer:
Acrescente à água a casca do abacaxi, o cravo e a canela. Leve a fervura por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Desligue e deixe esfriar.
Coe e sirva morno ou gelado. É uma delícia.

Trufa de macadâmia e limão (vegana)
5. Trufa de macadâmia e limão (vegana)

A Macadâmia é uma noz deliciosa, de sabor amanteigado, muito nutritiva, mas não tão conhecida como os demais frutos e sementes oleaginosos. É originária da Austrália e pertence a uma ordem denominada Macadamia, sendo da família Proteaceae. O fruto possui diversos benefícios para a saúde e, além de ser usado para alimentação, é também utilizado em outras indústrias, principalmente na indústria de cosméticos. É comum encontrar produtos feitos à base de macadâmia como sabonetes, aromatizantes, incensos e hidratantes. Dentre seus diversos benefícios para a saúde, pode-se destacar seu poder antioxidante, responsável por combater os radicais livres e rejuvenescer a pele e as células.

Rendimento: 25 trufas

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de macadâmia
1 xícara (chá) de coco ralado
4 unidades de tâmaras ou outro ingrediente que possa adoçar (melado, agave, maple syrup)
2 colheres (sopa) de óleo de coco
Suco de 1 limão
Raspas de casca de limão (sempre congele a laranja ou o limão antes de raspar sua casca. Fica muito mais fácil)

Modo de fazer:
Bata tudo  no processador até formar uma massa. Faça bolinhas e passe no coco ralado.

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário