2017-12-02

026. Cozinhando com o Coração

Arroz com Brócolis
RECEITAS DA SEMANA: Arroz com brócolis, Berinjela a parmegiana, Salada de acelga com alho frito, Muhammara (pasta de pimentão vermelho com nozes) e Doce de casca de laranja.


1. Arroz com brócolis (vegano)

Esse arroz é muito fácil de preparar e pode acompanhar verduras refogadas, tortas, esfihas e purês. Eu prefiro prepará-lo com brócolis fresco, do tipo americano. O brócolis possui pouquíssimas calorias, sacia a fome e pode ser preparado de inúmeras maneiras. Ele tem uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais, incluindo a sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer, melhorar o sistema digestivo, reduzir o colesterol, desintoxicar o corpo e maximizar a absorção de vitaminas e de minerais. Evita também as reações alérgicas, estimula o sistema imunológico, protege a pele, previne defeitos congênitos, regula a pressão arterial, elimina a inflamação e melhora a visão e a saúde ocular.
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de brócolis americano bem picadinho
3 dentes de alho 
6 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
2 ½ xícaras (chá) de água filtrada

Modo de fazer:
Frite 1 dente de alho bem picadinho em 3 colheres de azeite até ficar dourado. Coloque o brócolis, uma pitada de sal e refogue por uns dois minutinhos, até fica al dente. Reserve. Frite os outros dois dentes de alho picadinhos em 3 colheres de azeite. Adicione o arroz e deixe fritar um pouquinho. Em seguida coloque a água e o sal e misture bem. Adicione a água e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando estiver quase secando adicione o brócolis, mexa cuidadosamente e cozinhe até secar a água. O brócolis termina de cozinhar juntamente com o arroz.

Dicas:
1. Minha irmã Andréa Curan prefere adicionar o brócolis cozido no arroz pronto. Fica muito bom também.
2. Caso prefira utilizar arroz integral aumente a quantidade de água para um cozimento perfeito do arroz.

Berinjela a parmegiana
2. Berinjela a parmegiana

A berinjela é um legume rico em água e potentes antioxidantes que atuam no organism, prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol. Além disso, ela tem poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento. Assim, incluir a berinjela na alimentação diárias traz benefícios como: 1)Prevenção de doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca roxa; 2) Redução do colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina; 3) Prevenção da arteriosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue; 4) Ativação da circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos; 5) Emagrecimento, por ser pobre em calorias; 6) Prevenção da anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
2 berinjelas
1 limão
Sal a gosto
Azeite de oliva
farinha de trigo para empanar
400 g de muçarela
Queijo ralado de boa qualidade
2 copos (200 mL) de molho de tomate

Modo de fazer:

Molho de tomate:
Utilize as receitas de molho de tomate, conforme já disponibilizadas em:

Berinjelas:
Corte as berinjelas em fatias no sentido do comprimento. Emu ma vasilha prepare uma mistura com o suco de 1 limão, meio copo de água filtrada, 3 colheres de azeite e sal. Mergulhe as berinjelas nesta mistura e deixe por uns 15 minutos para ficarem bem temperadas. 
Passe as fatias da berinjela temperadas na farinha de trigo, uma a uma, e frite em azeite bem quente. Não é necessário colocar muito azeite na frigideira. Reserve.
Forre um refratário com parte do molho e coloque uma camada de fatias de berinjelas fritas. Coloque o queijo muçarela e mais uma camada de berinjela. Por cima adicione uma porção do molho de tomate. Salpique com queijo ralado de boa qualidade e leve ao forno para aquecer e derreter o queijo.

Dicas:
1. Caso utilize ovo, você pode preparar as berinjelas da seguinte forma: Passe as berinjelas temperadas na farinha de trigo, depois no ovo batido e, finalmente, na farinha de rosca. Frite em azeite bem quente.
2. Sirva com arroz branco ou de brócolis. 
3. Enfeite a berinjela a parmegiana com folhinhas de manjericão fresco. Dá um aroma delicioso.

Salada de Acelga com alho frito
3. Salada de acelga com alho frito (vegano) – Receita da minha irmã, Andréa Curan

A acelga é uma hortaliça super nutritiva, que possui um sabor diferente, porém, muito gostoso. Também recebe outros nomes como beterraba branca, couve Roman e espinafre morango. Seus benefícios são imensos, principalmente, para o controle do açúcar no sangue e para inflamações. A acelga é uma verdura rica em fibras que ajudam a regular o funcionamento intestinal, sendo também útil para combater a cistite e problemas estomacais. Tem ação expectorante e ajuda a eliminar o catarro. Ela pode ser consumida crua em saladas, cozida ou refogada, ou em forma de suco concentrado ou misturado com frutas ou legumes crus. A acelga contém ácido oxálico que, quando consumido em excesso, pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo. Para se reduzir a quantidade deste ácido pode-se ferver a acelga antes do seu consumo. Uma excelente opção é fazer a acelga refogada que ajuda a combater a anemia, fortalecer os ossos, emagrecer, auxiliar na digestão e eliminar as toxinas do corpo.

Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes:
1 maço de acelga
4 a 6 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Vinagre branco

Modo de fazer:
Pegue a acelga e, mesmo sem lavar, corte-a em tiras grossas (mais ou menos 1 cm) como se fosse um rocambole. Não deixe as folhas se separarem.
Cubra com água e vinagre para limpar. Cuidado para não desmanchar os círculos.
Após alguns minutos, escorra a água.
Salpique sal, vinagre branco e alho fritinho no azeite. Está pronta.

Muhammara
4. Muhammara (pasta de pimentão vermelho com nozes) - vegano

Esta pasta de pimentão vermelho é originária da região de Aleppo, norte da Síria. Ela também pode ser encontrada no sul da Turquia e em outras regiões do Oriente Médio. È excelente para ser servida como entrada com pão árabe. Além disso o pimentão vermelho é rico em antioxidantes que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares. Também é rico em vitamina C e vitamina E. Ele é o tipo de pimentão que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno.

Ingredientes:
3 pimentões vermelhos
1 cebola média
1 dente de alho
1/3 xícara (chá) de farinha de rosca
3 colheres de azeite de oliva
½ xícara (chá) de nozes
1 colher (café) de cominho
1 colher (café) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de páprica (opcional)
1 colher (sopa) de xarope de romã (opcional)

Modo de fazer:
Aqueça bem uma chapa e coloque os pimentões ate queimar bem a pele.
Coloque os pimentões grelhados em um saco plástico e deixe uns 15 minutos. Este procedimento facilita a retirada da pele. Após este tempo, com o auxílio de uma faquinha, retire a pele. Lave-os em água corrente para retirar o restante da pele queimada. Retire os cabinhos e as sementes e corte-os em pedaços.
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picados. Coloque o pimentão e refogue por 5 a 10 minutos. Deixe esfriar e coloque no processador ou liquidificador com as nozes e a farinha de rosca. Bata até formar uma pasta.
Adicione os temperos, o xarope de romã (opcional) e o sal.  Coloque na geladeira antes de servir.

Dica: Decore com nozes e sirva com pão árabe.

Doce de casca de laranja
5. Doce de casca de laranja (vegano)

A laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C. No entanto a fruta também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonóides, que aumentam o seu valor nutritivo. Os principais benefícios da laranja são as suas propriedades antioxidantes. Na fruta, existem mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e que inibem a formação de coágulos no sangue. A maior parte das fibras presentes na laranja é encontrada no bagaço. Na parte branca, encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo, a saber: na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cáries dentárias; no estômago, ela aumenta o volume do alimento, produzindo sensação de saciedade; no intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer neste órgão. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, sendo indicado aos que sofrem com prisão de ventre.


Ingredientes:
12 laranjas de casca grossa
1 e ½ litros de água, que serão usados na calda
1 kg de açúcar cristal
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de fazer:
Lave bem as laranjas. Utilize um ralador para retirar a casquinha, que tem o sumo. Estas casquinhas podem ser aproveitadas para utilização em bolos e trufas.
Corte as laranjas em quatro gomos.
Retire os miolos, que não serão utilizados nesta receita, mas podem ser aproveitados em saladas de frutas, sucos, etc.
Coloque as cascas, já retirados os miolos, de molho em água por cerca de 24 horas, trocando a água de 3 em 3 horas aproximadamente, somente durante o dia. Cuide para que elas fiquem totalmente mergulhadas na água. Às vezes é necessário colocar um peso (prato ou tigela) para que elas não boiem.
Escorra bem e passe umas duas vezes em água fervente para retirar todo o amargo. Escorra novamente.
Agora vamos preparar a calda. Aqueça a água e o açúcar por uns 20 minutos e coloque o cravo e a canela. 
Acrescente as cascas e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, até que a calda fique bem grossa ou seque, conforme sua preferência.
É uma delícia!

Dica: Eu prefiro colocar pouco açúcar no doce, mas fica a seu critério aumentar a quantidade sugerida na receita. 

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!


SUGESTÕES DA SEMANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário