2017-09-08

O Mundo dos Sonhos e as Três Dívidas


O vídeo acima faz referência a minha intenção e compromisso, desde a infância, de quitar antigos débitos, por meio do enfrentamento e superação dos meus próprios demônios interiores, os quais impedem o aprimoramento na arte e na ciência da Meditação, herdada dos grandes sábios, e que tem o poder de nos colocar em sintonia com o sagrado.

O Ṛgveda (8.32.16; 6.61.1) menciona três débitos (Ṛṇa trayi) que todos temos o dever de pagar durante o decorrer de nossas vidas. Estes débitos, que todo ser humano herda ao nascer, aparecem melhor detalhados no Yajurveda (Taittiriya Samhita:VI.3. 10. 5), descritos como:
(1) Deva ṛṇa, o débito com a esfera das deidades das quais herdamos a nossa própria identidade espiritual;
(2) Ṛṣi ṛṇa, o débito com os sacerdotes, gurus, sábios e santos que nos deixaram como herança cultural o conhecimento espiritual; e
(3) Pitru ṛṇa,o débito com os nossos ancestrais, que possibilitaram o nosso nascimento neste mundo. 
Tais obrigações encontram a sua justificativa na lei do karma. O primeiro débito é quitado por meio do serviço desinteressado a toda humanidade e do atendimento e respeito às Escrituras Sagradas; o segundo, por meio da reverência aos grandes santos, tornando-nos exemplos vivos das suas doutrinas e, o terceiro, prestando tributos aos nossos ancestrais (ritos funerários e homenagens), mostrando consideração pelos nossos familiares e respeito pelos seus valores morais e éticos. Daí o sentido e significado destas três "dívidas".

Rio de Janeiro, 08.09.17.
(Atualizado em 13.03.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário