2017-08-27

020. Cozinhando com o Coração

020. Cozinhando com o Coração: Sopa de agrião, Moqueca de palmito, Arroz com açafrão, Abobrinha brasileira no azeite, Trufa de damasco, tâmara e castanha do pará.
Vegetarianos famosos.
RECEITAS DA SEMANA: Sopa de agrião, Moqueca de palmito, Arroz com açafrão, Abobrinha brasileira no azeite, Trufa de damasco, tâmara e castanha do pará.



1. Sopa de agrião (vegana)

Rendimento: 6 porções


Ingredientes:
1 cebola média
4 cebolinhas verdes
2 maços de agrião
½ xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
750 mL (3 copos) de caldo de legumes (ver dicas)
250 mL (1 copo) de água
sal a gosto
pimenta (opcional)

Modo de fazer:
Pique grosseiramente a cebola, a cebolinha e o agrião. Dispense os cabos mais grossos do agrião.
Aqueça o azeite em uma panela grande e junte a cebola, a cebolinha e o agrião. Mexa, em fogo brando, durante 3 minutos, ou até que os ingredientes fiquem macios.
Adicione a farinha de trigo e acrescente, gradualmente, o caldo de legumes, a água e o sal, mexendo até a mistura ferver e engrossar. Tape a panela e deixe apurar por 10 minutos em fogo brando até que os agriões estejam cozidos. Deixe esfriar um pouco.
Bata a mistura no liquidificador até ficar homogênea. Aqueça antes de servir. 
Coloque um pouquinho de pimenta, se desejar. 
Sirva quente, decorando com agrião fresco.

Dicas:
1. Preparo do caldo de legumes. Você pode usar qualquer legume que tenha em casa. Sugestão: cenoura, milho, cebola, aipo, alho e outros. Lave, descasque e pique todos os legumes. Coloque em uma panela com água e leve para ferver em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Retire os legumes e use o caldo para risotos e outras receitas. Os legumes que sobrarem podem ser utilizados no preparo de sopas e cremes.
2. O azeite pode ser substituído por um creme vegetal. Fica muito bom também.

2. Moqueca de palmito (vegana)

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite 
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
¼  pimentões verde, amarelo e vermelho, cortados em quadradinhos
3 tomates maduros, picados
500 mL de leite de coco
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
2 xícaras (chá) de molho de tomate (receita aqui)
300g de palmito cortado em rodelas
salsinha picada ou coentro (opcional)
sal a gosto

Modo de fazer:
Em uma panela grande, refogue o alho e a cebola no azeite, em fogo médio. Adicione os pimentões, os tomates e o sal. Refogue.
Adicione, aos poucos, o leite de coco, o azeite de dendê e, por fim, o molho de tomate. Deixe ferver em fogo baixo, uns 8 a 10 minutos, sempre mexendo. Por último acrescente o palmito drenado, cortado em rodelas. Misture bem e, se necessário, acerte o sal e os temperos. Desligue o fogo e adicione a salsinha e o coentro picado. 
Sirva acompanhada de  arroz com açafrão ou arroz branco.

3. Arroz com açafrão (vegano)

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de água
½ cebola picada
1 dente de alho
½ colher (chá) de gengibre fresco
1 colher (chá) de açafrão em pó
4 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de fazer:
Em uma panela, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho e o gengibre picado até a cebola ficar translúcida. Tempere com uma pitada de sal.
Adicione o açafrão e refogue por mais alguns minutos, de forma a ativar o sabor desta especiaria.
Adicione o arroz e refogue-o, juntamente com os demais ingredientes, até que fique ligeiramente transparente.
Acrescente a água e um pouquinho mais de sal. Cozinhe até que o arroz fique macio.

Dicas:
1. Se quiser decore o arroz com algumas amêndoas. O arroz com açafrão é um excelente acompanhamento para vários pratos como, por exemplo, para a moqueca de palmito.
2. O arroz branco pode ser substituído por arroz integral. Neste caso, você precisará um pouco mais de água para cozinhar o arroz.

4. Abobrinha brasileira no azeite (vegana)

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
1 abobrinha brasileira (ver dicas)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal
1 xícara (chá) de azeite

Modo de fazer:
Lave bem a abobrinha. Corte em rodelas de, mais ou menos, 1 cm de espessura.
Arrume as rodelas em uma travessa e coloque, sobre todas elas, o sal, de forma bem homogênea. Formará um pouquinho de água. Depois de alguns minutos, vire todas as rodelas para que o sal se espalhe bem.
Coloque a farinha de trigo em um prato ou em um pedaço da papel limpo (papel toalha, papel de pão, etc.). Passe cada rodela de abobrinha na farinha, dos dois lados. Reserve.
Aqueça o azeite em uma frigideira, tomando o cuidado para que não queime. Frite a abobrinha no azeite até que ela fique dourada, dos dois lados. Está pronta.

Dicas:
1. A abobrinha frita no azeite é um excelente acompanhamento de saladas, arroz com feijão, arroz com moqueca, entre outros. 
2. A abobrinha brasileira é mais adequada para preparar este prato porque tem uma quantidade menor de água do que a abobrinha italiana. 

5. Trufa de Damasco, Tâmara e Castanha do Pará (vegana)

Rendimento: 30 trufas

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha do Pará
1 xícara (chá) de tâmaras desidratadas sem caroço
1 xícara (chá) de damascos desidratados
1 pitada de sal marinho ou rosa
cacau em pó

Modo de fazer:
Coloque a castanha do pará de molho, em água, por 4 horas. Após esse período, escorra bem a água para utilizá-la na receita. 
Com um processador ou liquidificador, bata as tâmaras, as castanhas, o damasco e o sal até formar uma massa homogênea e cremosa. Faça bolinhas com as mãos e passe-as pelo cacau em pó. Estão prontas!

Cozinhando com o coração
(ccturci@gmail.com)
O objetivo do projeto Bhāvana Namaḥ: Cozinhando com o Coração  é mostrar que a culinária vegetariana e a vegana podem ser facilmente apreciadas, mesmo por aqueles que ainda não aderiram completamente a estas práticas de alimentação.

A ideia é compartilhar a nossa alimentação caseira, simples e que foi sendo desenvolvida, testada e adaptada ao longo de trinta e cinco anos de casamento. Além de saborosas, as receitas aqui disponibilizadas semanalmente podem ser consideradas completas pois juntas compõem refeições com pelo menos cinco cores. Um prato colorido é sinal de uma alimentação balanceada. 

Vez por outra, esta coluna também compartilhará, ou sugerirá, artigos, vídeos e filmes relacionados à qualidade de vida e a saúde do corpo e do planeta.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para me escrever!

SUGESTÕES DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário